Depressão: A depressão será um mal do século

Tempo de leitura:

depressao-uma-doenca-silenciosa


Depressão: A depressão um mal do século!

Oi tudo bem meus amores e minhas amoras? Eu espero que sim! Hoje é dia de falar de saúde né gente? Então nada melhor que falarmos de uma doença que começa silenciosa! A depressão é apontada pela Organização Mundial da Saúde como a 4º maior questão de saúde pública. Até o ano de 2020, deverá estar em segundo lugar. E isso demonstra a imensidão do problema que teremos em termos de saúde mental.


Sabemos que este século vem sendo marcados por transformações que afetam as relações humanas. As formas de comunicação nunca estiveram tão ao alcance das pessoas hoje em dia as pessoas podem Estar perto uma da outra ao invés de conversarem trocam mensagens! Pode isso? Mas a solidão e as dificuldades afetivas avançam na mesma ou numa maior proporção.

As pressões desse nosso mundo contemporâneo forçam muitas vezes o indivíduo para o consumismo, a competitividade e acima de tudo as aparências, tornando as relações de afeto bem superficiais, ocas, desconexas e insignificantes, gerando, como consequência um sentimento vazio.



Leia Também


A psicanálise se ocupa dessas questões e entendem que as psicopatologias do vazio são as doenças psíquicas predominantes. Ou seja, o eu do homem atual se tornou vazio de sentido. Há falta de condições psíquicas para a pessoa usufruir sua própria existência. Como parte da experiência da vida, Incluem-se os afetos, os sentimentos, as frustrações, os limites, a construção de novos caminhos, a elaboração dos lutos e o prazer de viver.

Considera-se importante, também, o sentimento de existir como um ser único, contendo dentro de si riquezas interiores e possibilidades de muitas realizações.


Estou vivendo para que?

Freud abordou o tema da depressão dizendo que o ego se torna pobre e vazio, o sujeito deixava de investir em si mesmo e no mundo exterior. Para a pessoa deprimida, a vida perde todo o sentido. Ela não sente mais prazer em viver. Perguntas como: Estou vivendo para quê? Trabalhando para quê? São bem comuns com pessoas que têm depressão. Refletem o seu sentimento de vazio, empobrecimento de sentido e do prazer da própria existência.


Esses sentimentos existem quando se perde alguém amado, mas a duração deles é de meses ou até um ano. Esse é o tempo que o ser humano necessita para recuperar e investir suas energias. Depois da elaboração da perda, a pessoa tenta retomar sua vida, buscando novos caminhos.

O trabalho do luto é muito doloroso, porém necessário. Se não há condições para retomar a vida com prazer, aí sim temos a temida depressão. A pessoa fica aprisionada ao passado e ao que se perdeu.

A Depressão em si


Atualmente, sabe-se que a depressão afeta o funcionamento do cérebro contribuindo, também, para outras doenças orgânicas. Portanto, é importante estar atento e buscar ajuda dos profissionais na área da psiquiatria e psicologia para a prevenção e o tratamento dessa doença silenciosa, mas tão devastadora. Espero que tenham gostado do post! Beijinhos da Ju.

Um comentário:

  1. Olá Jú Sou Gilson Carlos : A tempos não entrava em seu Blog desculpe estava sobecarregados de coisas....
    Amiga esse arttigo que vcfocou e muito forte e interessante, atual, e verdadeiro falou com enfase maior e disse muita coisa sobre adepressão... Eu teho minha analise de que o Mundo Moder no estar engolindo, fazendo humanos roôs, e a midia aniquililando a imagem rela do ser viventenatural criado por deus!
    E ai amiga Jornalista: As pessoas procuram o superfluo para suas vodas As imagens televisivas, comunicativas algumas não tem responsabilidadee consiencia do que pode chocar o publico... Em postarem coisas que elevam uns e re´baixam outros.O objetivo para ele e a ostentação, vaidade, em demasia, e impoem o que eles acham é o certo pra as pessoas. Mais quem é feio quem é bonito, Olha areportagem da gordinha que em um artigo no seu blog fala de gordo e feio no Brasil? É issso e umas das coisas que eu já verifique, os relacionamentos Conjugal, se for fazer uma pesquisa, muitos não chegam a 5 ano de convivencia juntos e ai ? quem padece maitas veses a mioria são os filhos que trocam de papai e mamãe constante! Saudades dos Tempos de meus avos meus send retro mais eu acho que o humanismo era mais natural, e verdadeiro, Sensivel,e Romantico > Obrigado Ju to ligado com vcs. tchau Gilson Carlos blg;: ( giiquesabe / da Bahia)

    ResponderExcluir

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir