Câncer de boca-Causas, prevenção e tratamentos

Tempo de leitura:

cancer-de-boca-causas-prevencao-e-tratamentos

Oi gente então hoje é dia de falar de saúde, e trouxe para vocês um assunto bem interessante! O câncer de boca, na verdade o câncer de boca é uma denominação que inclui vários outros cânceres, por exemplo, o de lábios e o de cavidade oral (mucosa bucal, gengivas, palato duro, a língua oral e o assoalho da boca), o câncer de lábio é o mais frequente em pessoas brancas, e foi registrada a maior ocorrência no lábio inferior em relação do superior.

O câncer em outras partes da boca acomete principalmente em pessoas que fumam e os riscos aumentam ainda mais quando as pessoas são alcoólatras.

Leia Também

===> 5 DICAS PARA PARAR DE FUMAR


===> FICAR "APERTADO" POR MUITO TEMPO FAZ MAL À SAÚDE



Os fatores de risco do câncer de boca

Bom gente os fatores de risco que podem levar a desenvolver o câncer de boca são a idade acima de 40 anos, o vício de fumar cigarros e cachimbos, o consumo de álcool, a má higiene bucal e também o uso de próteses dentárias que foram mal ajustadas.

Os sintomas do câncer de boca

Bom gente os principais sintomas são feridas na boca que demoram a curar mais que uma semana, outro sintoma é ulcerações superficiais, com menos de 2 cm de diâmetro, indolores (que podem sangrar ou não), cuide também manchas avermelhadas ou esbranquiçadas nos lábios ou na mucosa bucal. 

Dificuldades para falar, mastigar e também engolir, além de emagrecimento acentuado, alguma dor ou a presença de linfadenomegalia cervical (caroço no pescoço) são alguns dos sinais de câncer de boca em um estágio avançado. 

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de boca

Bom às pessoas com mais de 40 anos, que tem dentes fraturados, fumantes e portadores de próteses que ficaram mal ajustadas, devem evitar o fumo e o álcool, e providenciar se não faz uma boa higiene bucal, tiver os dentes tratados e fazer consultas ao dentista com frequência uma alimentação saudável, rica em vegetais e frutas. E para prevenir o câncer de lábio, deves evitar a exposição ao sol sem o uso de filtro solar e chapéu ou boné. O combate ao tabagismo é igualmente muito importante para a prevenção desse tipo de câncer.

Exame Clínico da boca e os exames de rotina da boca são feitas por um profissional de saúde que pode diagnosticar as lesões no início, antes de se transformarem em um câncer. E as pessoas com mais de 40 anos que fumam e bebem devem estar sempre atentas e ter sua boca examinada por profissional de saúde (dentista ou médico) pelo menos uma vez ao ano, viu.

Tratamento cirurgia e/ou a radioterapia

São isolada ou associadamente, os métodos terapêuticos aplicáveis ao câncer de boca. Para as lesões iniciais, tanto a cirurgia quanto a radioterapia tem bons resultados e sua indicação vai depender de onde está localizado o tumor e das alterações funcionais provocadas pelo tratamento (cura em 80% dos casos).

E as lesões iniciais são aquelas restritas ao seu local de origem e que não apresentam disseminação para gânglios linfáticos do pescoço ou para órgãos à distância. Mesmo lesões iniciais da cavidade oral, principalmente aquelas localizadas na língua e/ou assoalho de boca, podem apresentar disseminação subclínica para os gânglios linfáticos cervicais em 10% a 20% dos casos. Portanto, nestes casos, pode ser indicado o tratamento cirúrgico ou radioterápico eletivo do pescoço.

 

E nas demais lesões, se operáveis, a cirurgia está indicada, independentemente da radioterapia. Quando existe linfonodomegalia metastática (aumento dos 'gânglios'), é indicado o esvaziamento cervical do lado comprometido. Nestes casos, o prognóstico é afetado negativamente.

A cirurgia radical do câncer de boca evoluiu muito com a incorporação de técnicas de reconstrução imediata, que permitiu largas exceções e uma melhor recuperação do paciente. As deformidades, porém, ainda são grandes e o prognóstico dos casos, intermediário. 

A quimioterapia associada à radioterapia é empregada nos casos mais avançados, quando a cirurgia não é possível. O prognóstico, nestes casos, é extremamente grave, tendo em vista a impossibilidade de se controlar totalmente as lesões extensas, a despeito dos tratamentos aplicados.

0 comments:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir