Erva Medicinal: Preparando as ervas medicinais em casa

Tempo de leitura:

como-preparar-cha-em-casa

Ervas Medicinal: Preparando as ervas medicinal em casa! Oi tudo bem com você? E o que falar para você que adora aquele chazinho! Assim como eu, mas nem sabe como mexer aí na sua casa com o chá e nem sabe como armazená-lo, bom não tem muito mistério! Eu vou dar um passo-a-passo de tudo que tu vais precisar tá.


Chás

O uso de ervas na forma de chás é o mais comum e praticado.


Materiais necessários:

Uma vasilha de louça, vidro ou inox com tampa, água fervendo, coador de inox.


Como preparar o chá:

Coloque a quantidade de água indicada para ferver. Coloque a erva na vasilha e após ferver, despeje a água em cima da erva. Tampe a vasilha e deixe amornar, coe e tome como o recomendado.


Essa é a maneira mais convincente para o preparo do chá de folhas, flores e talos tenros.  As sementes, algumas raízes e certos talos mais espessos necessitam ás vezes, permanecer em fervura por 2 a 3 minutos. Cada caso estará especificado nas receitas e as fórmulas correspondentes.


Medida para fazer os chás:


Geralmente é usada uma colher de sopa da planta desejada para fazer o chá, para uma xícara de água.


Maceração e Extração de ervas em Água Fria
como-preparar-cha-em-casa

É o processo de macerar a erva a ser utilizada e cobri-la com água fria. Esse processo garante o aproveitamento dos princípios vitais da planta que poderiam ser destruídos pelo calor. Como proceder na maceração em água fria.


Material usado:

Água de boa procedência e filtrada. Vasilha de louça ou vidro, com tampa e devidamente esterilizada. Planta fresca ou seca a ser usada, limpa e lavada. Geladeira para períodos mais longos de maceração.



O Brasil possui um clima muito quente e se você deixar uma erva seca água fria, 24 horas em temperatura ambiente, corre o risco de perder a extração, pela possibilidade de fermentação. Em toda extração das propriedades curativas das plantas em água fria, que necessite de 6 horas a mais, é necessário deixar a mistura na geladeira.


Extração de ervas à base de água
como-preparar-cha-em-casa


Então gente macere bem a planta ou pique em pedaços pequenos (raízes e caules), acrescente a água fria na medida recomendada e deixe tampada por 6 a 12 horas em temperatura de 10 graus a zero, coe o chá esprema muito bem as ervas para aproveitar ao máximo as suas propriedades, e utilize como o indicado.

Pós
Este é um modo bom e muito prático de guardar as plantas e as suas propriedades curativas por um tempo bem maior. É interessante refazer as pós, trocá-los por outros mais frescos a cada 6 meses.

Material necessário:
Vasilhas pequenas de vidro ou de louça, devidamente esterilizadas, Cascas, caules ou folhas secas. Liquidificador, máquina de moer ou um pilão que esteja limpo e bem sequinho. As cascas de certas plantas podem ser raspadas na forma de pó, com uma faca bem afiada! Só cuidado para não cortarem os dedos ta!


Como proceder: Você deve Moer bem a erva Rotule as embalagens onde tu fores guardar, tampe muito bem para guardar e guarde em local fresco e seco use quando precisar. Uma dica não deixe pegar umidade, pois pode pegar fungos no chá e trazer sérios problemas para sua saúde! Espero que tenham gostado da postagem até a próxima beijinhos da Ju.

2 comentários:

  1. Gosto muito de chá...principalmente nesse frio,rs.
    Seu blog é uma graça!
    Adorei e claro super seguindo, te convido a visitar o meu....
    Bjkas
    http://renataarpinii.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas!!
    Tenho um livrinho sobre qual chá fazer pra quê, mas não tem as formas de fazer, só a clássica fervida, rsrs
    Acho que vou montar uns pós, pra facilitar o dia-a-dia!! ^^

    Bjsss da Dn da Bagaça !!

    ResponderExcluir

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir