Leucemia doença silenciosa, causas e tratamento

Tempo de leitura:

Matéria escrita por Dr Drauzio Varella
leucemia-causas-e-tratamento
Leucemias são doenças malignas que acometem os leucócitos, os glóbulos brancos do sangue presentes nos gânglios linfáticos e na corrente sanguínea.

Leia Também 



Assim como os glóbulos vermelhos (cuja função é transportar oxigênio para órgãos e tecidos) e as plaquetas (células responsáveis pela coagulação), os leucócitos são fabricados dentro da medula óssea a partir de uma célula-tronco e são responsáveis por grande parte do nosso sistema imunológico.

Nas leucemias, além de perder a função de defesa do organismo, os glóbulos brancos doentes produzidos descontroladamente reduzem o espaço na medula óssea para a fabricação das outras células que compõem o sangue e elas caem na corrente sanguínea antes de estarem preparadas para exercer suas funções.

Tipos de Leucemia



Não se conhece a causa da maioria das leucemias, que podem ser classificadas de acordo com a evolução e o tipo de defeito dos glóbulos brancos:

Quanto à evolução da Leucemia:



a)
Leucemia aguda – quando as células malignas se encontram numa fase muito imatura e se multiplicam rapidamente, causando uma enfermidade agressiva;

b)
Leucemia crônica – quando a transformação maligna ocorre em
células-tronco mais maduras. Nesse caso, a doença costuma evoluir
mais lentamente, com complicações que podem levar meses ou anos para ocorrer.

Quanto aos glóbulos brancos afetados:

a) Leucemia linfoide, linfocítica ou linfoblástica – afeta as células linfoides; é mais frequente em crianças;

b) Leucemia mieloide ou mieloblástica – afeta as células mieloides; é mais comum em adultos.

Sintomas da Leucemia



Os primeiros sinais geralmente aparecem quando a medula óssea deixa de produzir células sanguíneas normais.

Anemia, fraqueza, cansaço, sangramentos nasais e nas gengivas, manchas roxas e vermelhas na pele, gânglios inchados, febre, sudorese noturna, infecções, dores nos ossos e nas articulações são sintomas característicos das leucemias agudas.

As leucemias crônicas de evolução lenta podem ser completamente assintomáticas.

Diagnóstico da Leucemia



O hemograma é o exame indicado para avaliar as condições em que se encontram as várias séries do sangue.

Havendo alterações indicativas da doença, o mielograma permite a análise direta do local afetado para identificar o tipo de célula anormal que impede a fabricação dos outros elementos do sangue. A biópsia da medula óssea é o exame definitivo para a confirmação do diagnóstico.

As leucemias crônicas, às vezes, são diagnosticadas num exame de sangue de rotina.

Tratamento da Leucemia



O tratamento é dividido em duas etapas. A primeira é chamada de indução da remissão. O objetivo é eliminar as células doentes, denominadas blastos, que são muito sensíveis à quimioterapia. Na segunda fase, são introduzidas as estratégias de consolidação para combater possíveis focos residuais da doença.

Pacientes que não respondem satisfatoriamente a esse esquema terapêutico podem beneficiar-se com o recurso do transplante de medula óssea.

Recomendações

* Leucemias é o nome dado a um agrupamento de doenças diferentes entre si, que podem acometer adultos e crianças e exigem tratamentos complexos. Felizmente, muitos casos da moléstia podem ser curados e, mesmo que não sejam, a sobrevida dos pacientes pode ser aumentada com qualidade em muitos anos, com os recursos terapêuticos à disposição;

* O corpo costuma dar sinais de que algo não vai bem. Se notar algum sintoma diferente, procure assistência médica.



*FONTE:Dr Drauzio Varella

Um comentário:

  1. Hoje em dia a informação é uma arma poderosa para nossa saúde e qualidade de vida,então porque não começar a usá-la agora.Muitas vezes a Leucemia é popularmente descrita como "doença que faz o sangue virar água".Nossa medula óssea é um tecido esponjoso(conhecido como tutano,na linguagem do povo) que fica no centro dos nossos maiores ossos e onde estão as células-tronco hematopoéticas(que dão origem ao sistema hematopoético) ou células-mães,responsáveis pela produção de todas as células que circulam pelo sistema periférico.

    ResponderExcluir

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir