Nove meses de vida intra-uterina: acompanhe o crescimento do seu bebê

Tempo de leitura:

acompanhar-o-crescimento-do-bebe-mes-a-mes

Olá tudo bem com você? Vai ser mamãe? Que maravilhoso nesse post você vai acompanhar, o mês a mês, a maravilhosa transformação do seu bebê, que no calor do seu útero se prepara para vir ao mundo!
Uma nova vida principia exatamente no instante que o espermatozóide penetra no óvulo. Logo após a fecundação, as células começam a se reproduzir, o que em geral ocorre nas trompas ovarianas.

Leia Também

Mulheres que engravidaram depois da laqueadura

É possível engravidar tomando pílula anticoncepcional?


Aborto espontâneo: Saiba mais!

A união do óvulo com o espermatozóide forma o que se chama de “ovo”, que então percorre a trompa até se fixar na parede do seu útero, já preparada para recebê-lo. denominada endométrio.

O fenômeno de fixação do ovo é chamado de “nidação” e acontece nas primeiras horas após a fecundação. Embora se uma situação rara, às vezes a nidação ocorre fora do útero, nas trompas ou no ovário, e requer intervenção cirúrgica. É o que se chama gravidez tubária ou ectópica, cujos sinais clínicos são facilmente reconhecidos pelo médico.

Tamanho da barriga e desenvolvimento do bebê mês a mês
acompanhar-o-crescimento-do-bebe-mes-a-mes

Primeiro mês de gravidez do bebê

No final desse período, medindo 5 milímetros, o embrião é 100 vezes maior que o óvulo fecundado. Os intestinos estão em formação e pequenas protuberâncias já anunciam que os braços e as pernas vão nascer. O coração, que é um tubo em forma de “U”, começa a bater.

Segundo Mês de Gravidez do bebê

Com oito semanas o embrião já mede 2,5 centímetros de comprimento, possui cérebro, medula espinhal e sistema circulatório. Perde a pequena cauda, que formará o cóccix.

Todos os órgãos principais estão formados, o coração já bate forte, o fígado, os rins e o estômago começam a funcionar, Os ouvidos estão se formando, assim como os olhos, mas as pálpebras permanecem fechadas. O embrião já tem bracinhos e perninhas.

Terceiro mês de Gravidez do bebê

Neste mês o embrião passa a categoria de feto e já mede 9 centímetros. Os órgãos sexuais e as unhas estão se formando. Todos os órgão já estão presentes e daí em diante vão apenas se aperfeiçoar.

Os braços e pernas já se movem, embora a mãe ainda não sinta os movimentos. O sangue é bombeado ritmicamente através das veias do pulmão, e assim começa a se estabelecer a frequência de batimentos que permitirá ao bebê respirar oxigênio mais tarde.

Quarto mês de Gravidez do bebê

Com quatro meses o feto ainda tem uma cabeça enorme, desproporcional em relação ao seu comprimento de cerca de 18 centímetros. Pesa cerca de 110 gramas e está recoberto por uma lanugem crespa e bem gordurosa que evita que o líquido amniótico amoleça a sua pele.

Seu pequeno coração bate duas vezes mais rápido do que os adultos; o sexo já é evidente e todos os músculos vão se tornando mais fortes e mais ativos.

Quinto mês de Gravidez do bebê

Aos cinco meses o feto entra em contato com o mundo: sua mãe já sente seus primeiros pontapés e ele reage quando ouve ruídos externos muito fortes. Tem também reações táteis e já pisca os olhinhos.

Os ossos e as unhas começam a endurecer, aparecem os mamilos e ele já pode sugar os dedinhos. Os pulmões estão formados, mas ainda não amadureceram o suficiente para funcionar por conta própria fora do útero da mãe.

Sexto mês de Gravidez do bebê

Com 30 centímetros e cerca de 675 gramas, o feto movimenta-se muito, o bastante para fazer o abdome da mãe se mexer-se. A lanugem cai, sendo substituída pelos cabelos. O corpo é agora todo protegido por uma substância branca e oleosa (vérnix caseoso). As pálpebras chegam a se abrir, mas os olhos ainda estão cobertos por uma membrana fina.

Sétimo mês de Gravidez do bebê

Os complicados centros nervosos estabelecem conexões e os movimentos do feto tornam-se mais coerentes e variados. Ele mede cerca de 35 centímetros e pesa mais de 1 quilo. Se nascer agora, suas chances de sobrevivência serão bem maiores do que antes. Os olhos já estão abertos e a membrana que os cobria desapareceu. A pressão cada vez maior que o bebê faz sobre o estômago da mãe chega a provocar azia e indigestão. Ela deve fazer refeições pequenas e bem nutritivas.

Oitavo mês de Gravidez do bebê

O bebê agora cresce velozmente, medindo de 40 a 45 centímetros e pesando cerca de 2 quilos. Este é o mês do embelezamento: a gordura vai distendendo a pele até então enrugada. Os pulmões já estão bem desenvolvidos e o feto tem boas chances de sobreviver a um parto prematuro. O útero da mãe pode ter aumentado até 20 vezes o tamanho original. O espaço dentro dela está tão congestionado que o umbigo começa a sobressair. O bebê ocupa agora uma posição mais ou menos fixa, preparando-se para o nascimento.

Nono mês de Gravidez do bebê

O bebê prepara-se para nascer: ganha peso e força de que necessita para o trabalho que vai enfrentar. Sua cabeça desliza e começa a descer pela cavidade uterina, aguardando a hora do nascimento. A mãe tende a inclinar mais ainda o corpo para trás, o que pode provocar dores nas costas. O repouso é essencial, pois o parto está próximo.

0 comments:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir