Gata morre com Covid-19 em Caxias do Sul

Tempo de leitura:

 

Gata morre com Covid-19 em Caxias do Sul

Gata morre com Covid-19 em Caxias do Sul

 

A gata doméstica foi diagnosticada com covid, o animal tinha 2 anos de idade, Segundo a Vigilância Ambiental de Saúde confirmou a Infecção no dia (05) de março, depois dos proprietários da gata terem contraído a doença no mês de fevereiro. Os pesquisadores da USC disseram que o caso é raro.

 

Na madrugada da segunda dia (22) a Gata que foi infectada por covid em Caxias do Sul, na serra gaúcha. A gata não resistiu às complicações da doença.

 

Este caso foi comunicado pela Divisão de Vigilância Ambiental em Saúde do Rio Grande do Sul à Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e abastecimento na quinta-feira dia (18). O diagnóstico aconteceu no dia 5 de março, conforme a pasta, após os proprietários contraírem a covid.

Segundo a Vigilância, no dia 18 de fevereiro, em torno de duas semanas após o diagnóstico positivo dos tutores, eles levaram a felina de dois anos de idade para um atendimento veterinário. No exame clínico, o animal apresentou "quadro de dispnéia [falta de ar], rouquidão ao vocalizar, tosse, hiporexia [perda de apetite] e leve perda de peso", diz o relatório.

Constou ainda no documento! "o exame radiológico revelou quadro inflamatório pulmonar, compatível a patologias de caráter infeccioso". Foi coletada, então, uma amostra da gata e realizado um teste RT-PCR pela Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Em 5 de março, o diagnóstico molecular foi positivo "para a presença de RNA viral de SARS-CoV2" E a contraprova do exame foi feita pela Universidade Feevale.

 

"É um caso raríssimo. Ela ocorre com baixa frequência no Brasil e no mundo. Isso não significa que não devemos ter cuidados. Podem ser vítimas, podem adoecer e até mesmo ser fatal. Mas, até hoje, não verificamos nenhum reporte que este vírus seja transmitido para os seres humanos", falou o professor André Felipe Streck, coordenador do laboratório de diagnóstico em medicina veterinária da UCS e responsável pelo diagnóstico.


*Fonte: G1

0 comments:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir