Mofo: Como tirar mofo dos armários da cozinha e das paredes

Tempo de leitura:

Matéria escrita por Zezé de Souza
como-tirar-o-mofo-nos-armarios-da-cozinha
                     

Como tirar mofo dos armários da cozinhaVocê há de concordar comigo que o odor característico do bolor  e mofo impregnado nos armários e roupas, é muito desagradável. Além disso esse terrível mau-cheiro é causador de problemas respiratórios, alergias nas pessoas e ainda deixa sua marca nas roupas e acessórios, principalmente nas peças de couro, que geralmente tendem a ter mais problemas.  

Mas, com algumas dicas simples, podemos amenizar bastante esse probleminha e até evitar o bolor em casa. Se ao abrir seu armário você descobrir que a umidade e o mofo já começam a se instalar ali, faça imediatamente uma limpeza. 

   Primeiro esvazie o armário. Se as roupas já estão contaminadas com o cheirinho 
característico de mofo, borrife o Vinagre e leve ao sol ou deixe-as num local ventilado por algumas horas ou por uma noite. 

Limpeza: leve o vinagre branco de álcool ao fogo ou microondas até atingir o ponto de fervura. Rapidamente despeje esse vinagre em um tabuleiro (pode ser inox ou alumínio) e coloque-o dentro do armários. 
Feche as portas e mantenha o tabuleiro ali por umas duas horas ou até que o vinagre esfrie. 
Retire o tabuleiro e use esse mesmo vinagre para a limpeza de toda parte interna do armário, com o auxílio de um pano. Se preferir, use o Vinagre  com o aroma de sua preferência. 


Deixe as portas abertas por algumas horas, ou mantenha um ventilador ligado de frente ao armário até secar bem. 

como-tirar-o-mofo-nos-armarios-da-cozinha

Se a umidade já estiver instalada, é preciso remover o bolor: 
Aplique Lysoform puro (adquira nas farmácias ou supermercados). Com o auxílio de um pano ou pincel largo passe o produto nas paredes e prateleiras do armário. Deixe agir por uma hora e depois enxague com um pano úmido. Mantenha as portas abertas por 24 horas ou use o ventilador. 
Depois de seco é preciso prevenir novas infestações, em especial no período chuvoso: 



  1. Mantenha seus armários livres de caixas de papelão. O ar precisa circular. Retire as caixas e as roupas em excesso durante esse período. Tente deixar o vão livre entre as roupas no cabide e a prateleira debaixo.

  1. Se o seu armário ou outro móvel não for fixo, afaste-o uns 3cm da parede.
  2. Para reter a umidade e neutralizar qualquer resquício de odor, a opção mais eficiente é a Areia de Gato Sílica Gel em cristais (adquira no Pet Shop). 

  1. De preferência, use a branca com cristais azuis. Além do seu alto poder em reter a umidade e eliminar odores, indica quando deve ser trocada. Deve ser substituída quando todos os cristais ficam brancos (transparentes). Encha pequenos recipientes plásticos ou vidros e coloque nos cantos e prateleiras do móvel.
    Silica em Gel ou cristais 
                     como-tirar-o-mofo-nos-armarios-da-cozinha                                                      como-tirar-o-mofo-nos-armarios-da-cozinha
  1. Você pode também usar a areia de gato tradicional. Nesse caso faça uma mistura com o Bicarbonato de Sódio Aromatizado. Alguns pedaços de giz escolar junto com a areia também dão conta do recado.
  2. Vale também adicionar um feixe de giz no armário.

  3. como-tirar-o-mofo-nos-armarios-da-cozinha
           

               Como tirar o mofo das Paredes:

                    como-tirar-o-mofo-nos-armarios-da-cozinha

  • Como o mofo é formado por organismos vivos, a água sanitária é muito eficiente para limpar as manchas e eliminar os fungos.

  • Para a limpeza das paredes internas, prepare uma solução com partes iguais de água sanitária, água e detergente. Molhe um pano e passe sobre a área afetada. Deixe agir por uma hora e depois enxágue com um pano e água limpa. Se preferir uma substância com menos cheiro, substitua a água sanitária pelo Veja 2 em 1, com cloro ativo.

  • Para remover o bolor das paredes externas use a mistura de sabão em pó diluído em água sanitária e cloro (meio a meio). Encharque um pano e passe no local. Se preferir use um rolo de pintura para espalhar a solução, principalmente nas paredes com textura ou chamuscados. Deixe agir por uma hora e enxágue. Nos dois casos passe as soluções sempre no mesmo sentido para não provocar manchas.
Use luvas e pelo menos uma máscara de tecido ou uma fralda úmida cobrindo a boca e nariz.

Um comentário:

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir