Cheias do RS: Região Metropolitana continua em alerta devido às enchentes

Tempo de leitura:

Outras regiões do Estado ainda sofrem com alagamentos, falta de energia ou água 

Por Zero Hora
http://zh.rbsdirect.com.br/    
O Rio Gravataí sobe quatro centímetros por hora em Cachoeirinha
Foto: Diego Vara / Agencia RBS

As chuvas continuam castigando o Estado nesta terça-feira. Em São Sebastião do Caí, a Defesa Civil está se preparando para inundações na cidade realizando trabalho preventivo de remoções. 

Nas últimas medições do Rio Caí, às 6h30min desta terça, o nível da água está a 12,10m, enquanto a água sobe a uma velocidade de 14cm/hora, de forma constante. A expectativa é de que o rio dever chegar a 12,40m até às 8h. Os bairros mais atingidos devem ser Navegantes, Rio Branco, Quilombo e Vila Rica. As famílias em áreas de risco estão sendo realocadas para o Parque Centenário.

Trecho da Avenida Assis Brasil continuará bloqueado até a manhã de terça-feira

A enchente em São Sebastião do Caí pode durar até dois dias, conforme comunicado enviado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais enviado à Defesa Civil da cidade. Mas o coordenador da Defesa Civil acredita em um cenário pior.

— Pela minha experiência, a enchente pode durar quatro dias. O nível do rio sobe no mesmo ritmo e isso costuma durar mais tempo. A água que está aqui fica represada, porque todos os outros rios estão cheios, o que prolonga a enchente — explica Pedro Griebler, coordenador da Defesa Civil de São Sebastião do Caí.
Chuva afeta 63 cidades e mais de 47 mil pessoas no RS
Governo decreta situação de emergência coletiva para cidades atingidas pela chuva no RS

Em Novo Hamburgo, 15 famílias foram retiradas durante a madrugada dos bairros de maior risco, Canudos e Santo Afonso. Cada um dos bairros tem um abrigo em uma área mais alta para os moradores. A medição das 3h registrou o nível do Rio dos Sinos em 7,42m, subindo a uma velocidade de 2cm/hora. A Defesa Civil estima que até as 8h desta terça-feira, chegue a 7,54m. Cerca de 500 famílias saíram dos locais de risco por conta própria.
Também existe o risco de enchentes em Montenegro. Na última medição, às 6h de terça-feira, o nível do Rio Caí está com 4,95m acima do nível normal e a velocidade com a qual o nível está subindo é considerada baixa: 5cm/hora. Até as 8h, a previsão é de que o rio chegue a 7,23m. Preventivamente, 30 pessoas foram removidas na madrugada desta terça-feira em ação da Defesa Civil da cidade.

Ajude os atingidos pelas chuvas na Região Metropolitana
Na região da Fronteira Oeste, a terça-feira promete ser mais tranquila para os moradores. As águas do Rio Uruguai sobe a uma velocidade de 1cm/hora em Itaqui, onde o Rio Uruguai estava em 10,52m no final da tarde de segunda-feira. A situação é considerada estável. Para Uruguaiana, também não há risco de novas enchentes.
Confira o nível dos rios: 
Sem luz e sem água
Quase 3 mil pessoas estão sem energia elétrica no Estado, muitos deles por desligamento por segurança. Na área de concessão da CEEE, são 1.850 moradores no RS, sendo que 850 pontos são em áreas alagadas de Alvorada e Charqueadas. Outros mil pontos estão divididos entre o bairro Santa Isabel, em Viamão, e o Medianeira, em Porto Alegre. Na área de cobertura da AES Sul, Sapucaia do Sul é a cidade que mais sofre com a falta de energia elétrica. Mil clientes da companhia estão sem luz nas áreas alagadas da Região Metropolitana. Clientes da RGE não foram afetados, segundo a empresa.

Previsão é de mais chuva no mínimo até terça-feira no Estado
Moradores de quatro municípios da Região Metropolitana estão sem água. As estações de captação de água no Rio Gravataí foram inundadas e a Corsan precisou desligar as bombas por medida de segurança. A medida deve deixar Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão desabastecidas. A assessoria da empresa informa que o serviço será normalizado quando a água do rio baixar. Caminhões-pipa devem ser disponibilizados nesta terça-feira para realizar o abastecimento emergencial.
Bairros que podem ter abastecimento de água comprometido nesta terça-feira:
- Todos os bairros de Alvorada e Viamão;
- Em Cachoeirinha: Betânia, Canarinho, Túnel Verde, Santa Cruz, Granja Esperança, Moradas do Bosque, Chácara das Rosas, Firenze, Venezia, Vicenza, Piacenza, Vista Alegre, Fátima, Anair, Espírito Santo, Nova Cachoeirinha e Mal. Rondon.
- Em Gravataí: Morada do Vale I, II e III, Tom Jobim, Águas Claras, Esplanada, Parque dos Eucaliptos, Parque Garibaldino, Planaltina, Vila Rica, Parque Florido, Santa Fé, Parque Olinda, Cruzeiro I e II, Vila Branca, Bom Sucesso, São Luiz, Cohab A, Cohab B, Vera Cruz, São Jerônimo e Central.
*Zero Hora

0 comments:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir