Sapinho na boca: Causas, sintomas e tratamento

Tempo de leitura:

fotos-de-sapinho-na-boca

Candidíase oral (sapinho na boca) pode afetar qualquer pessoa mas é mais comum em bebês, pessoas com imunidade baixa e idosos.


A candidíase oral pode ser chamada também de "monilíase oral ou sapinho" se consiste em uma infecção da orofaringe que é provocada por o fungo Candida Albicans o tratamento da do sapinho é bem rápido onde o médico prescreve medicamento antifúngicos abaixo você verá quais as causas e sintomas do sapinho.
Veja Também



Causas do Sapinho na boca

Bom existem vários fatores que podem desencadear a candidíase oral! Bom o sapinho pode aparecer quando á uma composição química interna na boca, onde favorece o aparecimento dos fungos:
1- Tabagismo
2- Próteses ou dentaduras mal encaixadas
3- Falta de higiene na boca
4- Tratamento de quimioterapia ou Radioterapia
5- Uso de antibióticos
6- Medicação que contenha corticoides


Em bebês recém-nascidos, pessoas em tratamentos com antibióticos, pessoas que usam drogas, alimentação inadequada, pessoas com a imunidade muito baixa, fumantes, essas pessoas tendem a pegar facilmente o sapinho na boca.


Sintomas do Sapinho na boca

Bom os sintomas da candidíase (sapinho) podem ser reconhecido com facilidade, pois ficam localizados no interior da boca. Você vai notar os seguinte quadro quando se está com sapinho:
1- Gosto ruim na boca: Um gosto muito ruim na boca e pode tar falta do paladar
2- Manchas brancas no interior da boca: Essa mancha pode ser removida com a escova ou com os dedos, mas abrem pequenas feridas no local.
3- Sensação de ardência na boca: ardência na boca em alguns casos
4-Vermelhão: a boca pode ficar vermelha em seu interior e com fissuras.
5- Estágio avançado do sapinho: Já no estágio avançado pode prejudicar e a pessoa ter dificuldade de engolir os alimentos pois devido a alastramento do fungo pode inflamar a mucosa bucal.


O Tratamento do sapinho

O sapinho é tratado com medicamentos antifúngicos, esses podem ser utilizados em forma de creme ou gel ou até em pílulas. Com o tratamento em creme ou gel leva duas semanas de uso. Deve ser aplicado várias vezes ao dia. Já o comprimido deve ser tomado duas vezes ao dia.


Orientação para casos de sapinho em crianças

O sapinho deve ter uma atenção bem maior quando afeta crianças e em especial bebês recém-nascidos, pois quando não tratado corretamente a candidíase pode dificultar a alimentação da criança, fazendo com que ele perca peso, e assim prejudicando e muito a saúde do seu bebê. Uma vez que for detectado o sapinho no bebê é muito importante que tu procures o pediatra para que se faça o tratamento logo.

Faça o tratamento certinho para que isso não volte a acontecer! Espero que tenhas gostado do post curta nossa Fan Page Cantinho Ju Tavares e fique por dentro das novidades, variados assuntos importante para a sua saúde e a saúde de sua família.

0 comments:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir