Descamação na cabeça do bebê- caspa, crosta ou casquinha

Tempo de leitura:

descamacao-na-cabeca-do-bebe

Descamação na cabeça do bebê- caspa, crosta ou casquinha! Pois é meus amores hoje no "Cantinho do Bebê" vamos falar desse assunto que é bem interessante pois muitos bebês desenvolvem uma descamação na cabeça nos primeiros meses de vida e isso pode se prolongar por mais tempo.


O que é essa descamação no couro cabeludo do bebê?

Bom é uma dermatite seborréica e pode se espalhar também pelo rosto (especialmente sobrancelhas e pálpebras) e no bumbum. Também é conhecida como crosta láctea.

Como é a dermatite seborréica ou a descamação?

A crosta láctea se parece com umas casquinhas que soltam do couro cabeludo, podem ser de cor amarelada ou acinzentada. Podem aparecer camadas finas, mas em muitos casos apareceram camadas bem grossas de crosta.

Quais as causas da descamação?

As causas, na verdade, ainda é bem desconhecida, porém calor e umidade no local podem intensificar essa descamação. Acredita-se também que alterações hormonais (transmitidos pela mãe durante a gestação ou até na amamentação) podem estimular o funcionamento das glândulas sebáceas e causar a dermatite seborréica no bebê.

A dermatite seborréica não é contagiosa nem está ligada a problemas com higiene. Apesar de se caracterizar principalmente por um problema estético, se ela for recorrente é importante que o pediatra avalie se há alguma contaminação por fungos ou bactérias e, assim, evitar complicações.


Quais os sintomas para o bebê que tem descamação?

Olha o bebê na maioria das vezes não sente coceira, irritação ou dor no local.

Como tratar este problema de descamação?

Bom para tratar, passe óleo específico para bebê ou óleo de amêndoa, com a ajuda de um algodão embebido no óleo, passe no couro cabeludo do bebê cerca de 30 minutos antes de dar banho.

Depois passados os 30 minutos passe um pente para bebê (com as pontas arredondadas) ou uma escova com cerdas bem macias. Isso fará o excesso sair. Lembre-se de nunca forçar o pente pois pode machucar e até criar feridas.

Na hora de dar o banho, passe o shampoo e massageie suavemente o couro cabeludo.

Deixe agir por mais ou menos 2 minutos e retire o shampoo. Isso fará com que a maior parte das casquinhas se desgrudam da cabecinha dele.

Após o banho seque bem a cabeça do bebê e passe gentilmente o pente para remover as casquinhas que estão soltas.

Cuidados especiais

Tente manter a cabeça do bebê seca. A umidade e calor podem estimular ainda mais as glândulas sebáceas e intensificar a crosta láctea. Agora que está chegando o verão use uma toalhinha para mante-lo sequinho.

Não utilize tecidos sintéticos, que não permitem que a pele transpire adequadamente, criando um ambiente úmido e quente para o bebê.

Atenção

E se essas casquinhas se espalharem para rosto, pescoço ou outras áreas do corpo procure logo um médico dermatologista.

Fique atento para manchas avermelhadas ou erupções. Nesses casos somente um médico poderá indicar o tratamento adequado para seu filho.


Não utilize cremes e loções sem o consentimento do pediatra, mesmo que seja indicado para bebês, pois tem crianças que são alérgicas a cremes, perfumes e outros tipos de produtos.

0 comments:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir