Angina: Dor no peito descubra que doença é essa

Tempo de leitura:

angina-dor-no-peito

Angina pode levar ao infarto


A angina de peito ou angina pectoris é uma dor no peito devida ao baixo abastecimento de oxigênio (isquemia) ao músculo cardíaco; geralmente é devida à obstrução ou espasmos (contrações involuntária de um músculo, grupo de músculos ou órgão) das artérias coronárias (os vasos sanguíneos do coração).

As doenças nas artérias coronárias, principal causa de angina, são devidas a aterosclerose nas artérias cardíacas (coronárias). O termo deriva do grego ankhon ("estrangular") e do latim pectus ("peito"), e pode, portanto, ser traduzido como "um estrangulamento do peito".

Angina é Grave?


Leia Também


O que é Angina?

A angina ou angina pectoris, ou ainda angina de peito é uma dor localizada tipicamente no centro do peito. As pessoas as descrevem como um peso, um aperto, uma queimação ou ainda como uma pressão muito forte no peito, que geralmente é localizada atrás do osso esterno. Algumas vezes ela pode se estender para os braços, pescoço, queixo ou costas.
                                                      

Por que ocorre a Angina?

A dor aparece quando o suprimento de sangue para uma parte do coração é insuficiente. Nesta situação, o coração não recebe a quantidade de oxigênio e nutrientes necessários, o que se traduz em dor.

Em que situações podem ocorrer a Angina?


Ocorre mais frequentemente durante os exercícios ou estresse emocional, pois nessa situação a frequência cardíaca (números de batidas do coração) e a pressão arterial aumentam e o coração necessita de mais oxigênio. O suprimento de sangue para o músculo cardíaco é feito pelas artérias coronárias. Modificações nesse suprimento, geralmente causadas por algum entupimento nas artérias coronárias, podem lhe causar problemas.

O que é infarto?


Como na angina, também está ligado a uma diminuição do suprimento de sangue para o músculo cardíaco. Contudo, na angina, esse suprimento é reduzido temporariamente, levando à dor no peito, enquanto que no infarto ocorre uma interrupção abrupta do fluxo de sangue para o músculo cardíaco, secundária ao entupimento de algumas artérias coronárias. Nessa situação, a dor é mais intensa e mais prolongada como regra geral, à angina não causa danos permanentes ao músculo cardíaco, ao contrário do infarto.

Como é feito o diagnóstico da Angina?


Os médicos podem chegar ao diagnóstico de angina pela descrição dos sintomas, diagnóstico este que poderá ser confirmado através de alguns exames. Algumas vezes, apesar do diagnóstico de angina, o eletrocardiograma de repouso é normal; por isso, o seu médico pode solicitar um teste de esforço para a confirmação diagnóstica.

Nesse teste é feito exercícios de bicicleta ou esteira para aumentar as necessidades de sangue e oxigênio. Seu médico ainda poderá solicitar exames como uma cintilografia miocárdica. E se for necessário o conhecimento da anatomia de suas coronárias, seu médico recorrerá a um cateterismo cardíaco. A escolha dos exames depende de alguns fatores, como gravidade dos sintomas e dos exames prévios, idade e patologias associadas.

Como é feito o tratamento da Angina?

Existem três formas de tratamento: O tratamento clínico, a angioplastia coronária e a cirurgia de revascularização miocárdica. O tratamento clínico consiste no uso de certas medicações com ação vasodilatadora e sobre a frequência cardíaca, que reduzem o grau de isquemia miocárdica, como os nitratos, os bloqueadores. O nitrato sublingual é o que age mais rápido __ em até dez minutos a dor deve desaparecer.

Caso isso não aconteça, procure o mais breve possível um serviço de emergência. Se as crises de angina persistir, apesar da medicação, ou se as obstruções nas artérias coronárias forem muito graves, poderá ser indicada a angioplastia coronariana ou a cirurgia de revascularização miocárdica. A angioplastia coronária consiste em, através de um procedimento semelhante a uma cinecoronariografia.

Dilatar a lesão da coronária com um cateter especial, com um balão na ponta, que quando inflado, esmaga a placa de ateroma contra a parede da artéria, desentupindo-a. Na cirurgia de revascularização miocárdica, uma veia é retirada da perna é colocada sobre a artéria entupida, ultrapassando o local do bloqueio. Um tipo de ponte especial poderá ser feita, utilizando-se uma artéria chamada mamária interna.

O que você pode fazer para se ajudar?


Se você tem o diagnóstico de angina, evite situações nas quais ela normalmente aparece e informe o seu médico sobre modificações ou aparecimentos de novos sintomas. Alguns hábitos devem ser modificados: Você deve abandonar o fumo, controlar a sua dieta e o seu colesterol e ainda controlar a sua hipertensão arterial.

Se você não possui nenhum desses fatores agravantes, fique vigilante, através de consultas e exames periódicos orientados por seu médico. E por fim, se você apresentar dor no peito prolongada, ou seja, por mais de trinta minutos, procure com brevidade um serviço de emergência, pois isso pode reverter um possível infarto do miocárdio, através do uso precoce de medicamento trombolítico.

0 comments:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir