Anabolizantes: os anabolizantes e a musculação

Tempo de leitura:

esteroides-anabolizantes-efeitos-colaterais-em-homens

Que risco o uso dos anabolizantes traz

Olá meus amores tudo bem com vocês? comigo tudo ótimo para começar o nosso papinho de hoje gostaria de falar com vocês sobre os anabolizantes e a musculação.

Leia Também

Este post pretende ser um alerta quanto ao assunto dos anabolizantes e do uso abusivo de hormônios esteroides anabolizantes pelos jovens que frequentam as academias de musculação.

Alertarmos os pais, professores e a população em geral para um fenômeno que atualmente acontece muito entre os jovens que frequentam academias de musculação:o uso de hormônios esteróides anabolizantes androgênios em dosagens até 100% maiores que as normalmente prescritas em situações médicas adequadas, acarretando repercussões físicas e psiquiátricas importantes.


Já tive notícias que esses hormônios são vendidos até em algumas academias, sem segurança alguma quanto à procedência dos medicamentos. Nesses lugares alguns até de uso veterinário, denotando a completa falta de limites dos usuários e de quem faz o comércio desses produtos de anabolizantes.


Segundo um excelente trabalho de dois psiquiatras da Escola Paulista de Medicina: Mônica Cristina Maneta e Dartiu Silveira,as consequências orgânicas do uso destes hormônios são diversas. É comum encontrar acne na pele, aumento de pelos corporais e calvície. No fígado, colestase (parada ou retardamento do fluxo nos canais biliares especialmente nos pequenos ramos intra-hepáticos).


pode causa também tumores hepáticos.No sistema nervoso central, convulsões, dor de cabeça e trombose do seio sagital. No metabolismo:intolerância à glicose, aumento do colesterol LDL e diminuição do HDL.


No sistema endócrino: dificuldade urinária, ginecomastia (aumento das glândulas mamárias no homem) e atrofia testicular temporária (podendo ou não haver diminuição da produção hormonal própria desse órgão).


São ainda descritos quadros psiquiátricos associados ao uso desses hormônios:sintomas psicóticos, mania (excesso de euforia, podendo ser acompanhada ou não de delírios), ansiedade e/ ou pânico , e ainda comportamento violento (uma das causas das famosas  brigas entre gangues dos bailes funk tão comuns nas grandes cidades).

Afinal,o que leva os jovens a buscarem os anabolizantes?

Todos sabemos quão difícil é a adolescência. No que se refere à imagem corporal masculina, há uma excessiva preocupação com a musculatura, com a estatura, com o peso corporal e principalmente com a beleza, visando ao melhor manejo da sedução e até a competição exacerbada.

A auto-estima rebaixada também é uma causa muito importante para a procura dos anabolizantes para conquistarem os músculos desejados mais rápido. Normalmente esses jovens não conseguiram um fortalecimento da estima durante as primeiras fases do desenvolvimento, não estando portanto imunizados o suficiente para atravessarem esse período caótico e turbulento de mudanças corporais bruscas e de novas exigências que é a adolescência.

Não suportam frustrações, tensões, incertezas,vicissitudes por um longo período de tempo. Então enfraquecidos para a competitividade nos moldes prescritos em nossa cultura.


Não deve ser "Brincadeira"viver com toda exigência que é colocada em cima desses jovens.Os modismos são cada vez mais velozes neste mundo mutável e de crises constantes de valores. Como é difícil viver, esses hormônios estão no mercado oferecendo facilmente um corpo aparentemente musculoso e muito bonito, o que faz com que eles pensem:porque não usá-los?.

O papel da família o uso de anabolizantes 

Essa questão deve ser discutidas nas famílias. Os pais deverão ficar atentos e dentro do possível acompanhar seus filhos nas atividades das academias, conversar com os instrutores e de vez em quando dar uma "olhada" nos outros frequentadores verificando qualquer anormalidade, porque nem sempre a academia é um local bom e saudável.


Deverão agir rapidamente se perceberem o desenvolvimento rápido de massa muscular em seu filhos. Normalmente o que vemos são os jovens frequentando as academias e os pais "Não estão nem aí para os filhos".

O papel das escolas quanto o uso de anabolizantes!


As escolas deverão informar cientificamente as ações e os danos desses produtos químicos, principalmente nas aulas de ciência e biologia, cabendo aos professores e pais informarem-se precisamente sobre os riscos de tais expedientes usado pelos jovens. As autoridades de saúde competentes devem fiscalizar aquelas academias irregulares, sem as condições técnicas devidas e sem pessoal qualificado.


No sentido de melhorar a qualidade dos treinadores que ali ensinam. Muitos deles ignoram os riscos e inconsequentemente fazem a tal "Vistas grossas" quanto o uso pelos alunos. Outros até mesmo, como são usuários "Bombados", termo usado para referir-se aqueles que ficam "fortes" e musculosos com o uso desses medicamentos, chegam a estimular ou mesmo vender aos alunos.


É ainda de máxima importância esclarecer os efeitos danosos de tais medicamentos nas universidades formadoras de educação físicas. A população deve ser amplamente esclarecida, pois se observa que o uso dessas substâncias é muito mais comum do que se pensa.


Gente longe de mim querer causar polêmica mas não estou aqui generalizando tem pessoas que usam e sabem usar os anabolizantes mas tem quem não usa corretamente, essa semana mesmo 28/07/2014 morreu um rapaz de 20 anos de idade por uso abusivo de anabolizantes e isso quem confirmou foram os médicos legistas.


Então essa postagem é só um alerta para as pessoas que usam usarem com moderação, com cuidado como segue a medida e não sair tomando abusivamente.

4 comentários:

  1. quer ficar bombadão da noite para o dia tu é da tribo dos imediatistas...que morra então. demorou 9 meses para tu nascer tua mãe não tomou esteroides para te parir infeliz...

    ResponderExcluir
  2. Olha gente to deixando aqui bem claro que não sou contra quem usa este tipo de coisas só alertando os pais pois sei que existem muitas drogas que fazem tanto mal quanto, e que se usado com orientação médica não tem problema, mas tem muitos que querem músculos do dia para a noite e ultrapassam na dose.

    ResponderExcluir
  3. O que mostrou ali não é esteroide anabolizante, é um tipo de óleo que os bobos usam pra inflamar os músculos e dar uma impressão de ser maior, esteroides são utilizados para que o atleta ultrapasse o limite de crescimento muscular, e como conseguir isso? Malhando, e malhando pesado. O esteroide em si não faz nada, ele é um extrapolador de limites, se ele causa danos provavelmente, mas esse troço aí de inflamar os músculos é loucura pra mim.

    ResponderExcluir
  4. ótimas e muito importantes todas essas recomendações, bom saber.... !!!

    ResponderExcluir

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir