Como limpar a chapa do fogão a lenha 2021

Tempo de leitura:

como-limpar-a-chapa-do-fogao-a-lenha-2021


Limpeza da chapa do fogão a lenha! Oi tudo bem com você? E ai gente bah quem tem um fogão a lenha agora no inverno tá feito né? Quer coisa melhor que acender o fogo e tomar um bom chimarrão se esquentando???


Mas tem gente que não gosta de jeito nenhum pois diz que fogão a lenha suja muito! "TENS RAZÃO" Suja pra caramba... é sujeira na chapa, no chão, por tudo mas tô nem aí. Então para quem já tem e quer conservar seu fogão bem bonito e quem está pensando em comprar aqui vai algumas dicas para vocês.



Escrito por FazFácil


Manutenção e limpeza  da chapa do fogão a lenha !

Sempre que possível ou necessário, lubrifique a chapa do fogão a lenha com azeite ou óleo vegetal, para que a mesma não enferruje, o que dará uma maior durabilidade.
– Evite deixar água ou outro líquido secar diretamente sobre chapa, enxugue imediatamente, evitando manchas;
– Ao derramar qualquer líquido ou alimento sobre a chapa do fogão, ou dentro do forno, limpe o mais rápido possível para evitar manchas e acúmulos de resíduos;
Para isso retire a chapa do fogão, e com uma pequena vassoura ou um pincel maior, retire a fuligem que se encontra acumulada na superfície interna da chapa e sobre o corpo do fogão.
Às vezes, por excesso de acúmulo de fuligem, é necessário fazer uma raspagem.
– Utilize periodicamente seu fogão evitando que a umidade natural acelere o processo de oxidação;

– Não utilize álcool, gasolina ou qualquer outro líquido ou vapor inflamável para acionar o fogo do fogão.

Para limpeza da chapa do seu fogão a lenha, siga as dicas :

· Não utilize diretamente água na limpeza da chapa de seu fogão a lenha.




·

Limpe o fogão somente quando este estiver sem fogo, evitando acidentes; pode-se realizar os procedimentos de limpeza com o fogão suavemente aquecido.

· Para conservar a chapa em condições excelentes, utilize uma lixa fina, preferencialmente, realize a limpeza e os polimentos esfregando suave e repetidas vezes a lixa sobre a chapa, polindo.

· Após a retirada da fuligem produzida pelo procedimento de polir com a lixa, utilizando para isso pano seco ou no máximo umedecido, recomendamos azeite-la com óleo de cozinha.

· Realize esse procedimento periodicamente, especialmente se o fogão não tiver uso contínuo.

· A chapa do fogão jamais deve ser limpa com materiais pontiagudos, ou abrasivos (não use produtos químicos corrosivos).

Fogão a lenha : Algumas possíveis causas de problemas de retôrno da fumaça:

Quando a chaminé instalada estiver com altura total inferior a indicada (Chaminé mal instalada.

Grande probabilidade da saída(Chapéu) estar a menos que um metro do ponto mais alto da casa ou prédio ao lado.);

– Quando a chaminé instalada ficar próxima de árvores, ou local de pouca circulação de ar;

– Quando a chaminé instalada apresentar diâmetro inadequado, ou a conexão não tenha sido de forma a vedar a entrada de ar frio e umidade;

– Quando a chaminé instalada estiver com a vazão obstruída, ou tubulação suja;

– Quando a chaminé instalada apresentar problemas no “chapéu”, de forma a impedir ou prejudicar a movimentação direção do vento;

– Quando a chaminé instalada estiver com a saída obstruída por enfeite ou laje, dificultando ou restringindo a saída da fumaça;


– Quando a chaminé instalada apresentar ar frio acumulado, de forma a impedir a subida da fumaça devido ao seu resfriamento precoce.

0 comments:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir