Obstetra Renato Kalil é denunciado Para o Cremesp após relato de influenciadora Shantal Verdelho em São Paulo

Tempo de leitura:

 Obstetra Renato Kalil é denunciado Para o Cremesp após relato de influenciadora Shantal Verdelho em São Paulo

Obstetra é denunciado Para o Cremesp após relato de influenciadora Shantal Verdelho em São Paulo

O Cremesp (Conselho Regional de Medicina de São Paulo) abriu na segunda-feira dia 13 de dezembro um processo interno para apurar denúncias da influenciadora, Shantal Verdelho, que afirma ter sido uma vítima de violência obstétrica, por parte do médico obstetra Renato Kalil.

O médico negou o ocorrido e falou que tomará "providências jurídicas" por "ataques à sua reputação".

Esse caso veio à tona a partir do vazamento nas redes sociais, da influencer digital, de áudios e vídeo que foram enviados pela Shantal Verdelho a um grupo de amigos. Ela relata o que ocorreu durante o nascimento da sua filha, Domenica.


"Quando a gente assistia ao vídeo do parto, ele (O médico Renato) me xingava o trabalho de parto inteiro. Ele falava 'porra, faz força. Filha da mãe, ela não faz força direito. Viadinha. Que ódio. Não se mexe, porra, Diz ela nos áudios.

Em um trecho do vídeo vazado, é possível ver o médico dizendo para Shantal "fazer força" soltando palavrão, que ela rebate "Eu estou fazendo. Eu sou a maior interessada nisso".

A influenciadora diz que o seu sonho era ter sua filha com parto normal, por isso ao final tinha se sentido muito feliz por ter conseguido.

— Que mudou depois de ver o vídeo gravado pelo seu marido, Mateus Verdelho.

"Depois que eu vi tudo, foi muito horrível. Quando mostrei o vídeo para minha mãe e para a minha terapeuta, todo mundo começou a chorar. Foi um verdadeiro show de horrores", diz Shantal nas gravações.

Ela afirma que o médico Renato teria a “rasgado com as mãos", pois tinha a intenção de provar para ela que, ela devia fazer a episiotomia, que é o procedimento que consiste em uma incisão no períneo, que fica na região entre o ânus e a vagina, para facilitar assim passagem do bebê por ali.

A Cartilha da Violência Obstétrica, que foi feito pela Promotoria Pública de Mato Grosso do Sul neste ano, coloca a realização da episiotomia sem a necessidade como uma das formas de violência obstétrica.

Na gravação, diz Shantal que o médico falou das suas partes íntimas para o marido.  "Ele chamou o meu marido e disse olha aqui, ela está toda arrebentada, vou ter que dar um monte de ponto na perereca dela”.

Ele falava 'olha aí onde você faz sexo, está tudo fodido. “Ele não tinha que mostrar isso pro Mateus, ele nem sabia se a gente tinha essa intimidade”, desabafa a influencer no áudio.

A Violência obstétrica é o termo que se caracteriza em qualquer ofensa verbal ou até física que é praticada contra mulheres gestantes, em trabalho de parto ou no período do puerpério.

— pelo médico, ou pela equipe hospitalar, pelos familiar ou acompanhante. No ano de 2014, a violência obstétrica foi reconhecida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) sendo uma questão de saúde pública e que afeta diretamente as mulheres e os seus bebês.

O médico afirmou, em uma nota, que a íntegra do vídeo mostra que "não há nenhuma irregularidade ou postura inapropriada durante o procedimento realizado por ele"e que Shantal teria o elogiado e também "elogiado o procedimento em suas redes sociais durante trinta dias depois do parto".

Shantal afirma, também, que o médico revelou, pelos stories do Instagram, o sexo do bebê sem o consentimento dela. Ele teria sido avisado que a influenciadora queria manter segredo pela fisioterapeuta no momento em que gravava o vídeo.

E que ele teria chamado Shantal de "mimada" e se negado a apagar a postagem do seu Instagram.

 Com isso, a influenciadora afirma que ele quebrou um sigilo médico e "tirou seu direito" de contar pessoalmente para a família. Ela lamenta também que a sua irmã soubesse o sexo da recém-nascida Domenica pelo perfil do médico nas redes sociais.

Além disso, diz que descobriu  que ele "falou da sua vagina" a outras pessoas, dizendo que ela "estava arregaçada".


 No último domingo dia 12 de dezembro a assessoria da influenciadora afirmou, pelo Instagram, que ela vai se afastar das redes sociais "para estar em família". "Após toda essa repercussão do caso e por estar com uma bebê recém-nascida, Shantal não está confortável em para se pronunciar no momento", afirmou em uma nota.

0 comments:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir