Chimarrão: Os benefícios e os malefícios do Chimarrão

Tempo de leitura:

Chimarrão: Os benefícios e os malefícios do Chimarrão


os-beneficios-e-os-maleficios-do-chimarrao

Ola bom dia ótima semana a todos os amigos e leitores do blog mais uma semaninha começando então bora lá ser feliz. Bom pessoal resolvi ensinar como eu faço o meu chimarrão tem várias maneiras de se fazer mais certamente o gosto é diferente então vamos a receita!. E fique sabendo mais sobre Os

 Benefícios  e os malefícios do Chimarrão.






os-beneficios-e-os-maleficios-do-chimarrao

Coloque a água esquentar e quando ela começar a chiar está bom para começar o chimarrão, á água deve estar bem quentinha mas não fervendo. A erva deve ser nem muito fina e nem muito grossa. 

Uma dica, eu compro dois tipo de erva uso a erva-mate Secco compro a fina com açúcar e a grossa natural, misturo bem as duas no pote da erva e a erva fica média.

Coloque a erva na cuia não bem cheia coloque a erva só de um lado da cuia coloque a água bem quentinha pois se colocares água fervendo seu chimarrão vai ficar lavado e é ruim, sem contar que fica amargo pra caralho.
os-beneficios-e-os-maleficios-do-chimarrao



Depois de colocar a água na cuia deixe descansar por 2 minutos coloque o polegar no bico da bomba para não entupir para quem não usa filtro para bomba.

os-beneficios-e-os-maleficios-do-chimarrao

Encha a cuia com a água quente e tome seu chimarrão.

Leia Também:


Veja aqui alguns benefícios que o chimarrão traz!

                  
os-beneficios-e-os-maleficios-do-chimarrao


O chimarrão ou mate como é conhecido, é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul. É um hábito legado pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis. Ainda hoje, é hábito fortemente arraigado no sul do Brasil, parte da Bolívia, Chile, Paraguai e, principalmente, no Uruguai e na Argentina.
É composto por uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água morna.


Componentes da erva-mate, que podem trazer benefícios e malefícios para á saúde, mas fazer o que eu sou uma das  pessoas que não vive sem chimarrão, gente  não posso ficar sem o meu chimarrão, tomo 3 vezes por dia e muito!


Veja os Benefícios e os malefícios do chimarrão

A erva-mate é formada por diversos componentes. Entre eles, pode-se destacar:
  • Água, celulose, gomas, dextrina, resina aromática

  • Alcalóides: cafeína, metilxantina, teofilina e teobromina
  • Celulose
  • Glicídios: frutose, glicose, rafinose e sacarose
  • Lipídeos: óleos essenciais e substâncias sebáceas
  • Proteínas: aminoácidos essenciais
  • Sais minerais: alumínio, cálcio, fósforo, ferro, magnésio, manganês e potássio
  • Taninos: ácidos fólicos e caféico
  • Vitaminas: A, B1, B2, C e E

Benefícios da erva-mate

Pesquisas feitas com a erva-mate sugerem os seguintes efeitos benéficos:

  • Estimulante da atividade física e mental
  • Estimula a circulação
  • Aumenta o ritmo cardíaco
  • Facilita a digestão
  • Favorece a evacuação (fezes) e a micção (urina)
  • Promove a regeneração celular
  • Eliminam estados depressivos
  • Aumenta a resistência de músculos à fadiga
  • Aumenta a força muscular
  • Desenvolve as faculdades mentais
  • Tonifica o sistema nervoso
  • Regulariza a respiração
  • Facilita a digestão
  • Promove sensação de bem-estar e vigor
  • Regula as funções sexuais
  • Efeitos cosméticos na pele
  • Previne a arteriosclerose
  • Melhora a memória
  • Previne gripes e alergias
  • Diurético
  • Diminui o colesterol e triglicerídeos
  • Aumenta o gasto energético
  • Favorece o emagrecimento
  • Previne a doença de Parkinson

Malefícios da erva-mate

O consumo do chimarrão  muito quente pode levar a lesões na parte interna da boca e da garganta, o que pode favorecer a formação de tumores e câncer no esôfago.  Além disso, também pela temperatura, há a possibilidade de lesão nas papilas gustativas, causando uma perda parcial do seu paladar.
Diminui a absorção de ferro, devendo ser evitada por pessoas com anemia. Pode também aumentar a pressão, devendo ser evitada por hipertensos.

Câncer de garganta por causa do chimarrão

O tumor no esôfago, ou câncer de garganta, não é causado pela erva-mate e sim pela alta temperatura da bebida.

Chimarrão x Café

Se o chimarrão contém cafeína como o café, tanto faz tomar qualquer um dos dois, certo? Errado. O efeito estimulante do chimarrão dura mais tempo que o do café. Além disso, não apresenta efeitos colaterais como insônia, palpitação, agitação e irritabilidade.

Tomar gelado chimarrão, morno ou quente?

A erva-mate gelada é chamada de tererê, e não chimarrão. Apesar de fazer parte da tradição paraguaia, e não tanto da gaúcha, é uma boa alternativa para quem tem medo do câncer de esôfago ou não gosta de bebidas quentes. A temperatura ideal para o chimarrão é entre 70 e 80°C, ou seja, a água não deve ferver. Nessa temperatura, os riscos de lesão são um pouco menores do que utilizando a água fervendo então tome cuidado para saborear o seu chimarrão.

33 comentários:

  1. desde quando se prepara um mate assim? Oo'
    Mas isso vai é ficar entupido!!!
    bem coisa de gauchão de apartamento kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá olha eu faço chimarrão assim da forma que eu escrevi essa outro forma abaixo já é diferente nunca entope e uso filtro para bomba além de não ter aquela erva saindo na boca o chimarrão fica muito gostoso beijo

      Excluir
    2. O gaúcho fala do chimarrão como se fosse uma tradição criada por eles. ERRADO! O costume de se tomar chimarrão chimarrão que se deu com a colonização espanhola que tinham por atividade economica a extração da erva mate basicamente todo o Paraná, tanto é que no PR tem o conhecido caminho do mate. Então gaúchos, sinto informar mas essa herança cultural é Paranaense!

      Excluir
    3. Meu povo pra que isso?! rsrs
      Até aqui no Ceará tem gente apaixonada por um bom chima(eu), aprendi a fazer quando visitei o Sul e não larguei mais. Vamos parar com essa de "ah é meu, ah não é", a cultura não tem um único dono, cultura é de quem a escolhe.

      Excluir
    4. É isso aê....nao tem essa de é meu é teu é da vovózinha....chimarrao oou simplesmente mate é uma bebida universalmente apreciada...conhecì americanos(veja só...) que tomam mate todos os dias

      Excluir
  2. é o fiscal do mate , o anonimo ali. chama a guria de "gaucho de apartamento", mas deve ser daqueles que acha que não pode mexer na bomba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu até que ia te criticar, mas a "Fiscal do Mate" ficou boa uhahauah

      Excluir
    2. Gurizada o importante é o chimarrão se ficar bom e a conta kkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  3. Chimarrão com o distintivo do grêmio é indigesto, se persistirem os sintomas o médico recomenda chocolate.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é né tchê fazer o que mas faz o chima do inter e bom chima pra ti beijos

      Excluir
    2. Chimarrão é bom, mas nada se compara com um tereré gelado em um dia de calor, eu como um bom sulmatogrossense recomendo!

      Excluir
    3. Olá Rogers olha eu nunca experimentei tereré dizem que é bom mas aqui no sul o negócio é chimarrão bem quente pra esquentar kkkkk obrigado pela visita beijos e bom fim de semana pra ti

      Excluir
    4. Cada um faz de um jeito oqe importa é ficar bom ;)

      Excluir
  4. Boa tarde Jussara.
    Curiosa para saber os benefícios e os malefícios do Chimarrão.
    Vejo sempre na praia as pessoas com esta cuia e fico curiosa, pois é muito interessante ver as pessoas se deliciando com este chá.
    E penso que deve ser muito gostoso, apesar de nunca ter provado. E saber que tem benefícios e os malefícios é curioso, pois imaginava ser apenas do bem se tomar o Chimarrão. Agradecendo por partilhar e sempre que postar temas tipo estes, me indique, pois adoro prestigiar os amigos.Abraços sempre.
    ClaraSol.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clara olha guria eu sou viciada em chimarrão te digo eu acho maravilhoso eu tomo sem açúcar tem gente que coloca um pouco mas eu não gosto, quem nunca tomou as vezes acha amargo, meio quente de mais mas é bom tem que experimentar uma hora dessas e depois me diz o que achou! beijinhos pra você

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi guria boa noite olha viciada é pouco pra mim nossa tomo muito chimarrão durante o dia chego a tomar três vezes ao dia obrigado pela visita beijos

      Excluir
  6. Estou de férias e vou ficar 20 dias aqui em RS, me apresentaram o chima, mas odiei, depois fui tomando meio a força e acabei gostando, agora eu viciei. O jeito que eu preparo e que o pessoal daqui me ensinou é assim:
    Primeiro coloco quase 3 dedos de água fria na cuia, coloco uma colher de sopa da erva, e logo encho mais 4 dedos de agua quente, sobrando apenas uns 2 dedos até a boca da c uia, eu preencho o resto com a erva, tampando tudo e deixando o buraco para a bomba que confem o filtro para não entupir, sinceramente este modo fica muito bom e quente, gostei muito desde post, obrigado pela informação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi boas férias pra ti então e olha que bom que tu gostou do chima que com esses frios ai só um bom chima pra esquentar beijão e obrigada da visita volte sempre

      Excluir
    2. Moqueca de peixe é melhor que chimarrão. Kkkkkkkk

      Excluir
  7. Po vai pra bahia lá e peixe todo dia chimarrão e bom quente e a margo

    ResponderExcluir
  8. Sou paulista mas fui casada com um Gaúcho, minhas filhas eu as chamo de Paulistucha ... estou pensando começar a tomar chimarrão pois fiquei sabendo que é muito bom para emagrecer e baixar o colesterol, espero que eu goste assim como eu adoro as músicas gaúchas... Nasci Paulista com um coração Sulista e Viva o Rio Grande do Sul, Tche !!!

    ResponderExcluir
  9. Foda se o chimarrão é brasileiro agora e é nosso sou paulista e tomo

    ResponderExcluir
  10. Parabens Jussara. Muito bom o seu Blog. Um abraco daqui de Seattle.

    ResponderExcluir
  11. Olá meus amores bom dia desculpem não responder de um a um mas quero agradecer a todos pela visita ao blog e pelos comentários beijos e um feliz ano novo a todos

    ResponderExcluir
  12. Olá, eu sou manauara e adoro tomar chá.
    O chimarrao é muito bom.
    Seu blog é interessante. Valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Raquel que bom que você gostou menina eu sou viciada em chimarrão tomo de duas a três vezes por dia e no dia que não tomo moro de dor de cabeça. Beijos muito obrigado pela visita e pelo comentário

      Excluir
  13. Bom mesmo é o tererê, aqui no norte do Brasil, ninguém aguenta tomar chimarrão não!
    A gente (eu e uns amigos) toma bem gelado que pra ver se o negócio esfria, porque com um calor de 38 graus á gua quente não combina ;)

    ResponderExcluir
  14. Sou carioca e aqui em casa tomamos Chima e tereré, aprendemos com um amigo do meu vizinho q tbm nos presenteou com cuia e mais, desde então a 3 anos aqui em casa não falta faça frio ou calor tereré ou Chima até as criancas amam! Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  15. Aprendi a tomar chimarrao com uns amigos catarinenses en New Jersey agora moro na florida e encontrei novos catarinenses por aqui e dai nao teve jeito. E um prazer grande e relaxante tomar ximarrao enquanto trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Ju, eu adoro tereré que meu marido faz! Outro dia fez um com suco de maracujá que ficou uma delícia! Gosto também do chimarrão, mas não muito quente! :) Sorte a minha que tenho marido gaúcho!!! :) chimarrão todo dia!

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia que bom eu nunca tomei não sei se ia gostar mas prefiro meu chima quente mesmo muito obrigado pela visita minha querida

      Excluir

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir