Câncer de mama: Sintomas iniciais fotos

Tempo de leitura:

                Câncer de mama tem cura?
cancer-de-mama-sintomas-iniciais-fotos

Câncer de mama: Sintomas, Sinais, Autoexame!  Oi meus amores, hoje não estou muito bem mas vamos lá para mais um post!.falar um pouco sobre o câncer de mama, que é uma doença que vem crescendo assustadoramente, e o mais importante é saber que você pode se prevenir fazendo o auto-exame em casa e também á mamografia.

Câncer significa o crescimento desordenado e desenfreado de uma célula, que pode se iniciar em qualquer órgão e migrar para outros. O câncer de mama, na maioria dos casos, tem origem nos ductos ou lóbulos mamários, sendo chamado de carcinomas e pode ocorrer em mulheres e em homens também você sabia?

Aproximadamente para cada duzentos casos de câncer de mama em mulheres existem três em homem. O câncer de mama não tem única causa determinante, mas múltiplas que, associadas, podem provocá-lo. Entre os fatores de risco estão a obesidade,o consumo de bebidas alcoólicas e dietas rica em gorduras,alimentos com conservantes e corantes, exposição significativa á radiação(radiografias,radioterapia,desastres nucleares) vida reprodutiva alargada(primeira menstruação precoce menopausa tardia).

Distúrbios endócrinos, ter o primeiro filho após os trinta anos ou não ter filhos, histórico familiar de câncer de mama(mãe ou irmã com câncer de mama ou no endométrio), idade acima de cinquenta anos, classe socioeconômica alta e uso prolongado de anticoncepcional oral.

E quando há dor mamária, a chance de uma mulher com tal dor vir a ter um tumor de mama é a mesma das outras mulheres, ou seja, quem tem dor mamária não tem risco elevado de câncer. Se você tomar algumas medidas simples são preventivas. Deve-se  evitar o ganho de peso, principalmente depois da menopausa, o sedentarismo,alimentos gordurosos,ingestão alcoólica e deve-se ter uma dieta rica em vitamina A.

O auto-exame das mamas
cancer-de-mama-sintomas-iniciais-fotos


Devido a pudores excessivos, muitas mulheres não tocam nas próprias mamas e não se olham no espelho. Afff gente isso dá para fazer até na hora do banho né, mas tem  mulheres que não fazem de jeito nenhum.

 O auto-exame não é errado ou pecaminoso-é a chance de a mulher conhecer seu próprio corpo e evitar o câncer. Isso não dispensa a consulta anual ao ginecologista e a mamografia, mesmo que não esteja sentindo nada.


Toda a mulher, após os vinte anos, deve aprender e fazer mensalmente o auto-exame das mamas.  Faça-o uma vez por mês. A melhor época para fazer é logo após a menstruação, evite fazer no período pré-menstrual e menstrual, quando a mama fica inchada e dolorida também. 

Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como, por exemplo todo dia 10. Caso você encontre alguma anormalidade, lembre-se que deve procurar um médico.
 O câncer cresce devagar e silenciosamente. 

Estima-se que desde a primeira divisão celular anômala até um nódulo palpável de um centímetro, que corresponde a um bilhão de células tumorais, exista um intervalo aproximado de dez anos. O primeiro exame clinico deve ser feito aos vinte anos a repetido a cada três anos até os quarenta e, então, anualmente.




A primeira mamografia deve ser feita aos 35 anos, repetida aos quarenta e, a partir  daí, a cada dois anos a´te os cinquenta, quando passa a ser realizado anualmente.


O que observar no seios

cancer-de-mama-sintomas-iniciais-fotos

A mama normal é macia e sem nódulos duros. É natural sentir pequenas granulações (como grão de areia grossa) espalhadas pelas duas mamas.

 Procure um nódulo isolado e diferente do resto da granulação mamária, que pode ser pequeno(como uma lentilha), ou grande (como um limão) e duro. Pode aparecer endurecido, com margens irregulares e imprecisas. Ás vezes, causa retração da pele ou do mamilo ou saída de líquido sanguino-lento pelo mamilo e geralmente não dói.

Se algum nódulo aparecer, mesmo muito pequeno, a mulher acostumada a se examinar vai perceber e procurar auxílio médico imediatamente. É indispensável que se procure auxílio médico quando qualquer desses sintomas for percebidos. 

Um dos fatores mais importantes é manter-se tranquila, Procure rapidamente seu médico e faça todos os exames necessários, pois muitos nódulos são benignos.

Como examinar-se para saber se tem algo nos seios
cancer-de-mama-sintomas-iniciais-fotos


Em pé, em frente ao espelho e com braço do lado da mama a ser examinada levantado atrás da cabeça, observe o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas. Levante os dois braços,observe se com o movimento aparecem alterações de contorno e superfície das mamas, examine a pele dos seios em busca de retrações, elevações e enrugamentos que não existiam antes. 

Deitada, a mão direita apalpa a mão esquerda. Faça movimentos circulares suaves apertando levemente com as pontas dos dedos. Repita do outro lado. 

Nem tudo é câncer de mama

Há algumas alterações benignas das mamas como o fibradenoma e as alterações funcionais. O fibradenoma das mamas é um nódulo de origem e evolução benignas que aparecem geralmente entre (15) e (25) anos de idade. Quase sempre mede de um a dois centímetros, é duro, móvel, único, não-doloroso, bem delimitado, como se fosse uma bolinha de vidro dentro da mama. 

A dor mamária, ou mastalgia, acompanhada ou não de espessamento mamário, pode surgir no inicio da fase fértil e tende a desaparecer  na menopausa, recebe a denominação de (alterações funcionais benignas das mamas), a sensação dolorosa é quase sempre de leve intensidadeGeralmente, por volta dos trinta anos, pequenos nódulos agrupados tendem a formar placas de espessamento endurecidos. 

Ás vezes, a acentuada fibrose determina um nódulo dominante, com três dimensões que chega a simular uma neoplasia. O fluxo papilar de coloração esbranquiçadas, amarelada, acastanhada ou esverdeada é muito comum nas alterações funcionais benignas das mamas. Raramente é incolor ou serossanguino-lento.

0 comments:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir