Tudo que você precisa saber sobre caminhada ao ar livre

Tempo de leitura:

Escrito Por: Jacqueline Gonçalo

caminhada-ao-ar-livre

A caminhada proporciona um contato direto com a natureza, observar o céu, a paisagem e se desligar das preocupações do dia a dia. Estamos falando da atividade do trekking, que nada mais é do que uma caminhada ao ar livre e têm atraído cada vez mais pessoas que buscam escapar do stress da rotina. Mas do que se trata essa atividade? Quem pode praticar, é seguro, existem tipos diferentes de trekking? É sobre isso que trataremos no post de hoje, fique de olho!

Essa modalidade de caminhada pode ser curta ou longa, por trilhas e montanhas que preza pelo contato com a natureza. Por ser uma atividade de baixo impacto, é uma excelente escolha para pessoas de todas as idades e perfis. Desde os mais sedentários até quem é mais ativo pode praticar o trekking.


Tipos de trekking

Você sabia que existem modalidades diferentes na prática do trekking? Isso mesmo, há quem pratique somente por lazer, mas existe a caminhada de competição, velocidade, distância e outros tipos.


Caminhada de um dia

É caracterizada pelo lazer, pois em geral são passeios de curta duração. Seu início é marcado num ponto específico e o objetivo de chegar, também, a um lugar determinado. Seja ela o alto de um cume ou a travessia entre um ponto e outro. Essa prática pode ser feita de maneira individual ou em grupo, vários locais turísticos do país oferece esse tipo de trilha, como a cidade de Bonito MS.


Longa distância
Essa modalidade é normalmente feita em grupo e pode durar mais de um dia, exigindo que você leve equipamentos para passar a noite no local, como barracas, saco de dormir e comida suficiente para todos. O período de duração da caminhada vai depender da distância entre o ponto de partida e de chegada e a dificuldade da trilha.


Trekking de regularidade

Essa é a modalidade de competição, com regras bem delimitadas e sendo praticadas por grupos de 3 a 6 integrantes. O percurso é pré determinado pela equipe de organização, que também definirá o tempo de duração da prova e a trilha a ser percorrida. Outra caraterística é que os participantes não podem conhecer a trilha até o momento da prova.


A velocidade não tem importância, pois o objeto é se manter no percurso e dentro do tempo pré estabelecido. Os participantes podem fazer uso de ferramentas de navegação, distâncias, referências e planilhas para o cálculo da velocidade média. Por isso cada um tem uma função específica, para que toda a equipe se saia bem.


Trekking de velocidade
Também possui o objetivo de competição, e pode ser chamado também de “corrida de aventura”. Os participantes devem chegar aos pontos de controle no menor tempo possível, mas o trajeto não é pré definido dando liberdade aos competidores de seguirem o caminho que quiserem. Nessa modalidade também podem ser utilizados cartas de navegação e bússolas


Equipamentos de caminhada

Para cada tipo de prática, é necessário um equipamento diferente. E no trekking não é diferente, para aproveitar tudo que essa atividade pode oferecer é necessário estar bem preparado, por isso vamos falar de alguns itens que farão toda a diferença na sua trilha.


O primeiro da lista é o calçado, fundamental para evitar dores e machucados. Para fazer trilhas o mais indicado é utilizar botas, pois elas darão mais segurança ao proteger os tornozelos, você nunca sabe os tipos de terreno que terá contato. Também fique atento às meias, para que o atrito entre o seu pé e o calçado não acabe destruindo o passeio. Meias de lã diminuem esse atrito, as térmicas também são uma boa opção.


Não esqueça de se hidratar, por isso leve sempre consigo um cantil e daqueles que possam armazenar pelo menos 1 litro de água. E como você estará sujeito ao clima, vale a pena também levar bonés, chapéus e óculos de sol.


Benefícios da caminhada

Caminhar é uma atividade que aumenta a frequência cardíaca, controlando a pressão arterial e o peso, além de melhorar o condicionamento físico. Durante o exercício o fluxo de sangue aumenta e consequentemente as veias se expandem, esse movimento as deixa mais elásticas e facilita que o oxigênio circule por todo corpo. A melhor parte é que os efeitos duram por 24 horas após fazer a caminhada.


Praticar exercícios físicos ao ar livre ajuda, e muito, a combater o stress do dia a dia. Isso por os sons do ambiente natural e o ar puro melhoram o humor e aumentam a sensação de bem estar. Unindo a caminhada a esse ambiente, nosso cérebro entra em um momento meditativo, em que prestamos mais atenção à respiração, equilibrando corpo e mente. Além de toda a endorfina liberada, o que melhora significativamente a qualidade de vida.  


O sono também sofre mudanças, bem como o humor e ansiedade. Com a mente desacelerada, os dias se tornam mais leves e menos estressantes. E então, o que acha de começar a fazer caminhada? Você pode começar indo a pistas e ir se acostumando com a atividade antes de partir para uma trilha. Depois basta procurar cidades turísticas que ofereçam esse tipo de passeio, aposto que só te trará benefícios.

0 comments:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir