1 semana de gestação- Tire aqui todas as Suas Dúvidas

Tempo de leitura:

 1 semana de gestação- Tire aqui todas as Suas Dúvidas 
1 semana de gestação- Tire aqui todas as Suas Dúvidas

1 semana de gestação- Tire aqui todas as Suas Dúvidas! Aqui no Blog Cantinho Ju Tavares a gente vai te explicar como evolui o teu corpo na primeira semana de gravidez e como vai o teu bebezinho. Vamos ajudar você  a esclarecer todas as suas dúvidas.

 Bom Durante a sua primeira semana de gestação ainda é cedo para confirmar que tu estás grávida, dado que se passaram apenas de duas ou três semanas desde o seu último período da menstruação. 

Leia Também

Hanseníase e gravidez: os riscos que a doença oferece à mãe e ao bebê

Sapinho na boca: Causas, sintomas e tratamento

Alimentação saudável na Gravidez

 Mas, no entanto, o desenvolvimento embrionário ainda não começou.

 Durante esta primeira semana, é bem provável que nenhum dos sintomas próprios da gravidez se manifeste, mas há uma data que deverá permanecer bem gravada na sua memória o primeiro dia da sua última menstruação, pois ela contará como o seu primeiro dia de gravidez. 


1 semana de gestação- Tire aqui todas as Suas Dúvidas

Embora que esta seja oficialmente a sua primeira semana de gravidez, a concepção vai ser apenas duas semanas depois, quando começar o desenvolvimento do embrião, coincidindo com o período de ovulação.

E também durante estes dias, que coincidem com o período, a membrana do útero ou do endométrio vão forma-se e prepara-se para a sua gravidez. Se tal não acontecer, a membrana vai desprende-se e aí vai dar lugar à menstruação, que varia em volume e duração de mulher para mulher.

 Durante esta primeira semana de gravidez também vai começar a segregação de hormonas para que aconteça a ovulação, que se produzirá no final da segunda semana.

 Para tal, a glândula pituitária (localizada na base do cérebro) produz uma hormona folículo-estimulante (FSH), que vai estimular o desenvolvimento dos folículos, leves contêm os óvulos em diferentes fases de maturação. E estes folículos produzem o estrogénio, uma hormona que leva a glândula pituitária a produzir a hormona luteinizante, provocando assim a ovulação.

Também durante esta primeira semana de gravidez, no entanto, apesar dos níveis de estrogénio e progesterona se manterem bem baixos, estes favorecem o relaxamento dos músculos do colo do útero, o que permite que se abra o conduit uterino fazendo com que a mucosa se torne fluida, o que favorece a motilidade do espermatozoide dando lugar para concepção e ao posterior desenvolvimento do embrião.

 O bebé na ecografia 1ª semana

 Você ainda não vai ver nada no caso de fazer uma ecografia. E provável que ainda nem sequer concebeu o seu futuro bebezinho. Mas, queremos lhe mostrar a imagem de uma ecografia do que seria a primeira semana de gestação, para que se comece a familiarizar com este tipo de imagens a partir de hoje. Aproveita! 

O bebé na ecografia 1ª semana

O que vai mudar no seu corpo com 1 semana de gravidez?

 Nessa primeira semana de gravidez, um cansaço excessivo, o sono, um olfato bem mais apurado, o aumento da sensibilidade mamas, aqueles enjoos ou até algumas mudanças de humor ainda não se fazem sentir.

 Você pode sentir uma pressão na pélvis e nas ancas ou um aumento da vontade de ir ao banheiro fazer xixi, são alguns dos sintomas que poderá começar a sentir agora nas primeiras semanas de gravidez.

 Consultas ao ginecologista, testes pré-natais, ecografias, análises de sangue, amniocentese. Durante as suas próximas 40 semanas esses  exames médicos e as análises diagnósticas vão acontecer durante essas 40 semanas.

Terás que tomar muito cuidado nesse primeiro trimestre de gravidez!

 O que fazer nas primeiras semanas

 Para começar, quando fores começar os planos para a sua gravidez, deverá fazer uma revisão médica e também ginecológica pré-concecional.  A ginecologista vai inclui a citologia, uma ecografia ginecológica e uma mamografia no caso de teres mais de 40 anos, ou a partir dos 30 anos se existirem antecedentes de algum cancro de mama, além de análises de sangue e também urina.

 Além disso, no caso de se  tratar de uma gravidez  precoce, como a futura mamãe que engravidou aos 15 ou 16 anos, ou até com menor idade, talvez seja bem aconselhável receber o  apoio psicológico.

 Quais as precauções você deve tomar

 Tu deves estar vacinada contra a varicela e rubéola, se não for o caso, é altura de tomares as vacinas e esperar pelo menos um mês para engravidar.

 No caso de teres algumas doenças prévias, como o diabetes, a hipertensão, o lupos, epilepsia, hipo ou hipertireoidismo, cancro ou outras que requeiram um tratamento médico deverá comunicar ao seu médico o teu desejo de engravidar para averiguar se existem algumas contraindicações ou se é necessário mudar o tipo ou as receitas da medicação que estiveres tomando.

 Conselhos e bem-estar com a 1 semana de gravidez

 Já estás na tua primeira semana de gravidez! É recomendável começares a tomar ácido fólico, um complemento chave para o desenvolvimento embrionário e fetal, e para reduzir o risco de malformações no tubo neural, como é o caso da espinha bífida.

 Convém também relembrar, ainda assim, que o iodo favorece o desenvolvimento cerebral do bebê e que a vitamina B é fundamental para evitar problemas na ovulação e implantação (B1), infertilidade e aborto espontâneo (B2), bem como para favorecer a concepção e correto desenvolvimento do feto (B5 e B12) e a formação e funcionamento das hormonas sexuais (B6).

 Informação importante para ti nessa fase da Gravidez

 Se, antes da gravidez, o papel de uma dieta e hábitos de vida saudáveis já era periodicamente importante, imagina agora, que há uma nova vida se desenvolvendo no teu útero.

 Vai ser necessário, que você evite especialmente determinados alimentos, como os laticínios não pasteurizados ou indevidamente manipulados, o que pode dar lugar a alimentos saudáveis, bem como determinados peixes e mariscos que podem conter mercúrio, tais como o espadarte, o cação, o peixe-espada e o peixe de água doce, bem como manter controlado o consumo de peixe azul, como o atum, a cavala, a sardinha ou a truta.

 Você deve evitar, desde a primeira semana de gravidez, o contato com parasitas que provocam a toxoplasmose, que se transmite através das fezes de gato e da carne de vaca, porco ou cordeiro mal cozinhadas, e com bactérias como as salmonelas, presentes no frango e nos ovos.

 Evidentemente, que deves parar de fumar e zero álcool, se você costuma fumar ou beber. Deves ter em conta, ainda assim, que durante o primeiro trimestre de gravidez, o único medicamento sem receita seguro é o paracetamol. Nada de remédio ou chás que as pessoas indicam. Só o médico vai dizer o que tu podes ou não tomar.

 Você Sabe como se implanta o óvulo?

 A implantação do óvulo fecundado no útero é um processo que nem toda a gente conhece. Queres saber o que acontece no teu organismo?

 Como acontece a implantação do óvulo fecundado!

 No caso de você estar grávida, qual será a data do parto?

. Talvez ainda não tenhas podido verificar se tu estás grávida, mas não fica na curiosidade em que dia você daria à luz?

 Descobre como calcular a data do parto!

 Um conselho para você fazeres o teste de gravidez no momento certo…

Sabemos que estás cheia de vontade de saber logo se estás à espera do seu filho. Mas, para teres um resultado confiável, deves esperar pelo momento certo, e não se decepcionar.

 Toda a informação sobre o teste de gravidez!

 Comece já a tomar o ácido fólico

 É indiferente se você está grávida ou está tentando engravidar. Se quiser ter um filho em breve, deves tomar este suplemento, já!

0 comments:

Postar um comentário

Olá seja bem vindo ao Blog obrigado por sua visita deixe o seu comentário e se tiveres alguma dúvida entre em contato com a gente beijos

Subir